Share |

Dicas de Defeitos e Informações Técnicas de aparelhos Sony
Retiradas de vários sites, fóruns e do nosso dia a dia.

Aviso Legal
Politica de Privacidade

Mapa do Site

Procurando Assistência Técnica autorizada Sony ? clique aqui !
Telefone da Sony 4003 SONY (7669)
Fale conosco da Sony clique aqui !
Site da Sony

Quer consertar seu aparelho Sony na Vasco Eletrõnica ? Clique aqui !

Ultima atualização dessa página em 01-Fev-2012 22:37

 

 

 

 

 

Coloque o seu e-mail
para receber dicas de defeitos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para pesquisar nessa página use control + f / Clique aqui para imprimir esta página

Adicione essa página aos favoritos

Coloque o seu e-mail para receber dicas de defeitos em eletro eletrõnicos, é totalmente grátis !

Receba dicas de eletronica no seu e-mail

Ajude a manter essa página no ar Faça a sua doação



Para fazer uma pesquisa sobre a Sony nos sites de eletrônica clique aqui !
Para pesquisar esquemas da Sony clique aqui !
Para pesquisar modo de serviço Sony clique aqui !
Para pesquisar defeitos resolvidos Sony clique aqui !

Se não encontrar o que procura, por favor, clique aqui e pesquise . Coloque na caixa de pesquisa
modelo e defeito . È feito uma pesquisa em dezenas de sites sobre eletrônica.

Veja tambem as dicas Sonydo blog Dicas Técnicas

Outras páginas de informações técnicas :
Sony Sharp Semp Toshiba CCE Panasonic Philco Philips Lenoxx Dell Gradiente Samsung LG
Aiwa
Sanyo Britânia Mitsubishi
Componentes Cursos e Treinamentos EEprom Códigos de DVD Tubos de Imagem Seletor Varicap PLL SMD

 

Como muitas dicas foram retiradas de sites e fóruns, ou enviadas por visitantes desse site,
não podemos garantir a eficácia de todas elas.
É impossível respondermos consultas individuais, se quiser fazer algum tipo de consulta técnica,
por favor, visite o nosso fórum Visite o fórum da Vasco Eletrônica, que você será atendido rapidamente por algum colega.
Obrigado.
Para falar com a Vasco Eletrônica visite a nossa página de Contato

Indique este página para os seus Amigos!

 

Dicas Sony

Sony-KV2163S-funciona alguns segundos desliga-se

 

SONY KV29T75/76

DEFEITO FONTE COM SUMBIDO TIPO OSC HORISONTAL
E AQUECENDO O REGULADOR STRF6656
MOTIVO DIODO D609 EM CURTO.
IMAGEM NORMAL AO MUDAR DE CENAS
AUMENTAVA O BARULHO

Jair Silva
TERESOPOLIS R/J


 

HCD-DX20 acionando a proteção. Trocamos a saida e continuou a mesma coisa, ai um colega colocou o aparelho em 220v e colocou de novo em 110v, resolvido, era mal contato na chave seletora de tensão

 

MATERIAL RETIRADO DA INTERNET

Caros amigos meu nome e Paulo Roberto e sou técnico do serviço autorizado SONY ha seis anos, ora e outra entro em alguns fóruns de eletrônica e tenho ficado horrorizado com a dificuldade de alguns técnicos para consertar os aparelhos Sony ,relatos de modificações bizarras como adaptações de coolers,jumpers componentes não originais e ate mesmo de fontes inteiras recortadas de outros aparelhos de outras marcas etc...
Devido a isto percebi o despreparo de alguns técnicos de hoje e decidi tentar ajudar.
Trabalho com aparelhos como TV ,TV DE PROJEÇÃO,PLASMA ,LCD , SISTENS , MD , CD ,AUTORADIOS , DVD ,FILMADORAS , FOTOGRAFICAS DIGITAIS ,PROJETORES ,ao qual tenho treinamento dos fabricantes como LG, SONY,AIWA,PHILIPS entre outros.
Vou me deter principalmente aos televisores Sony pois e o que mais vejo relatos , mais primeiro vamos responder algumas perguntas e quebrar alguns tabus.

1-Porque e tão difícil consertar as fontes Sony?
Bem as fontes dos tvs Sony são difíceis de consertar porque os técnicos utilizão o conceito errado. as fontes Sony NÃO SÃO FONTES CHAVEADAS, são na verdade INVERSORES DE ALTA POTENCIA isto é são osciladores sonoidais ( do tipo LC) de alta potencia.

2- Porque troco os transistores o resistor da fonte e fica esquentando muito e queima tudo denovo?
Primeiro o resistor da fonte (aquele branquinho) não e um simples resistor e um fusistor e tem que ser original jamais coloque de fio, pois um resistor de fio é um indutor e alteraria a freqüência de trabalho de fonte queimando tudo de novo.
Os transistores 2SC 4834 e 2SC4056 NÃO POSUEM EQUIVALENTES tem que serem originais, pois foram projetados especificamente para as fontes Sony ( já viu um destes em um outro aparelho de outra marca?)e um não serve no lugar do outro, para ter uma idéia de como são especiais chega haver mais de um tipo, por exemplo, o KV 140 MG utiliza o 2SC4834EMNP código Sony 87-290-39-09 já o KP41T15(telão)utiliza o
2SC4834MNP com o código Sony 87-290-19-49 aparentemente iguais porem diferentes e um não da no lugar do outro.
Outros componentes importantes são, os capacitores de base dos transistores (aqueles azulzinhos) observe que eles são no Maximo para 100V e se você seguir a trilha da base dos transistores (ou pelo esquema o que e raro quem tenha ) Vera que vai num terminal do capacitor e o outro terminal do capacitor naquele trafo pequenininho que vai para terra. então temos um capacitor em serie com a base e o trafo para terra.Normalmente o aparelho chega para o técnico com os transistores em curto total isto quer dizer que a tensão do coletor que e 300V(do circuito de retificação primaria) foi aplicado momentaneamente a base e ao capacitor que e de 100V ai eu pergunto será que ele se alterou? E lógico que sim e é a principal causa de queima dos transistores.
Concluindo: quando o tv chega com os transistores queimados devemos trocar os transistores e o resistor por originais,trocar os capacitores de base por novos .quanto aos transistores devem ser comprados no serviço autorizado Sony,pois o do comercio comum não são originais,não caiam na conversa do vendedor a Sony não fornece estes componentes se não for autorizado.

3-porque os tvs Sony ficam sem imagem?
Os televisores Sony possuem um controle automático de temperatura de cor que funciona monitorando a corrente dos catodos R G B do cinescópio (ou tubo para muitos). Se algum dos catodos estiverem com desgaste a imagem não será liberada, pois o circuito não consegue balancear os catodos.Este circuito e chamado de Ik e funciona da seguinte forma:
Quando o tv e ligado o ic de vídeo (CXA1877 por exemplo) libera um trem de pulsos de períodos diferentes na linha de RGB e monitora o retorno destes pulsos no pino IK ajustando internamente o ganho dos sinais RGB e desta maneira balanceando os catodos. Se algum dos catodos estiver mais fracos o circuito não conseguirá ajustar o RGB no mesmo nível e conseqüentemente não liberara a imagem. Quando o tv não libera imagem deve-se fazer o seguinte:
Na placa de saída de vídeo no conector onde tem marcado R G B IK coloque um resistor de um k (1k) em cada pino de RGB e as outras extremidades dos resistores no pino IK deste modo estaremos desviando os trens de pulsos diretamente para IK e com mesmo nível então a tv ira liberar a imagem e o técnico pode fazer os testes necessários para solucionar o problema (se não for o cinescópio!).
* O artifício descrito acima e somente para teste e após resolvido o defeito o mesmo deve ser removido.

4-Porque os tvs Sony KV1450/2170/2172s2173s ficam sem som?

O que causa este defeito e que devido a um mau dimensionamento de componentes, o micro acaba recebendo no seu pino de MUTE uma tensão muito alta o que acaba danificando o IC e o MUTE fica permanentemente ativado.
Par solucionar este defeito deve-se trocar o micro e colocar no lugar do jumper JW110 um diodo zener de 12V com anodo voltado para o R040 isto evitará a queima do IC novamente. Outra opção é simplesmente somente retirar o JW110 porem o tv fica sem MUTE com a estação fora do ar.

Bem, após responder estas questões vamos a algumas dicas e macetes:

Tv com fonte pifada:
As fontes Sony utilizam em geral dois trafos um grande que chama PIT e um pequeno que chama DTC. O PIT e como se fosse o chooper e o pequeno é responsável pelo oscilador da fonte.
Quando os transistores estão em curto devemos fazer como já foi escrito antes e verificar também se os trafos PIT e DTC não estão com o seu núcleo de ferrite trincado ou solto caso contrario ira queimar tudo de novo.
Macete: quando a fonte utilizar STR ligue o tv em 220Ve verifique ainda com os transistores em curto a tensão encima do fusistor ,se houver mais que 275V indica que o dobrador esta ativado o que não deveria acontecer ,fique atento a isto principalmente no KV2959. próximo ao STR tem um capacitor eletrolítico de baixo valor e alta tensão (400V) cuja a tensão encima dele serve de referencia para o dobrador ser ativado ou não portanto substitua-o neste caso.

Fonte queima quando liga na tomada:
Subistituir um capacito eletrolítico geralmente de 10uf próximo ao DTC porem respeite a sua tensão de trabalho,não esqueça que um capacitor só alcança seu valor após alcançar 15% de sua tensão nominal (já notou que nas fontes de vídeo k7 tem capacitores de mesmo valor porem de tensões diferentes ,isto não é atoa)

Já fiz tudo que foi dito e continua queimando:
Neste caso troque os capacitores de largura e só por ultimo o fly-back.

Bem pessoal espero ter contribuído com alguma coisa futuramente tentarei escrever mais.
Estudem eletrônica busquem bons livros pois as novas tecnologias como BGA e UOC estão ai e você esta preparado? Um abraço a todos e boa sorte.

Paulo Roberto.



TV Sony - Parte 2
Paulo Roberto

Caros amigos conforme o prometido aqui vão algumas coisas sobre os circuitos de proteção das tvs Sony (que dão mais defeito do que protegem), porém vou me deter nos modelos KV2970T/3470T que ao invés de dar lucro aos técnicos (por serem 29 ou 34) acabam dando dor de cabeça e prejuízos por causa dos problemas como, liga funciona um tempo e desliga ou nem liga etc..
Mais primeiro vamos a uma breve descrição do acionamento deste TV. Quando ligamos o TV na tomada surge as tensões de 135V(+B), 22V(áudio), 5V(reset), 5V(stad by) e 9v(+B do IC301).as de 5V alimentam o micro . o micro controla o on-off do TV através do seu pino 7(relay) chaveando o pino 2 do IC 641da fonte que fornece os 9V nos pinos 3e4
que alimenta o IC 301 da placa principal.

Este chassis (AA-2B) tem nada menos que seis(6) circuitos de proteções que são:
1-proteção de sobrecorrente na fonte.
2-circuito regulador da fonte
3-ABL
4-proteção de falta de deflexão vertical
5-proteção de sobrecorrente na placa principal
6-proteção de sobre tensão na placa principal

1-PROTEÇÃO DE SOBRECORRENTE DA FONTE:
É composta por R655(220K),R650(0,47R),Q641,Q643.
A tensão de +B (135V) passa pelo R650 que e de 0,47R e vai para a placa principal para alimentar o fly-back, se a corrente que passa pôr R650 ultrapassar a 2 A á tensão encima do R650 será igual ou superior a 0,7v o que fará Q641 conduzir que por sua vez fará Q643 também conduzir que ira aterrar a tensão de relay (stand by da fonte) e conseqüentemente o tv ira desligar.

2- PROTEÇÃO DO CIRCUITO REGULADOR DA FONTE
É composta por IC643(DM58) e R648(220K)
O IC 643 recebe em seu pino 1 uma amostra da tensão de 135v via R661(470R) esta tensão e comparada internamente com uma referencia e o erro e aplicado ao pino 4 em forma de corrente para controlar a tensão da fonte.

3-ABL
Composto por R547(33k),R546(30K),R549(4K7).
Os resistores R547, R546 estão ligados em serie e ligados na fonte de 135V e na linha de ABL o R549 vai à linha de ABL e para terra, desta forma temos uma tensão de ABL pré-determinada e monitorada pelo pina 26 do IC301(CXA1871S)se a tensão de ABL ultrapassar a pré determinada o IC301 ira ativar a proteção de x-ray (composta por Q591 e Q592)e fará o TV desligar.

4-PROTEÇÃO POR FALTA DE DEFLEXAO VERTICAL.
O micro processador IC 001recebe em seu pino2(vpin) uma amostra do pulso de deflexão vertical, se houver algum problema na saída vertical que provocar a falta deste pulso o micro processador ira colocar o tv em stand by.

5-PROTEÇÃO DE SOBRECORRENTE DA PLACA PRINCIPAL.
O circuito e composto pelos componentes R539(0.47R),R540(2.2K),R541(330K),R543(470K),R544 (27K),R545(100K),D542,D533 e Q515.
Os resistores R540 e R541 estão ligados em serie formando um divisor de tensão que fornece uma tensão de referencia para o emissor de Q515 .A tensão de 115V que alimenta o fly-back passa pelo resistor R539, se a corrente de consumo do fly ultrapassar os 2 A, a tensão encima do R539 será maior que 0.7v que fará Q515 conduzir levando a tensão de referencia do emissor para o coletor onde temos um outro divisor formado pelos resistores R544 e R545.a tensão resultante deste divisor vai par o anodo do diodo D533 que por sua vez vai para a base de Q592 que e o x-ray protector.

6-PROTEÇAO DE SOBRETENSÃO DA PLACA PRINCIPAL.
E composto pelos componentes D548,R532(120K)R533(10K)o IC comparador IC541(duplo comparador- Upc393)D546,D547(zener 8.2V) R534(680R) D545.
O diodo D548 retifica a tensão que vem do pino 7 do fly-back, a tensão resultante alimenta o divisor formado pelos resistores R532 e R533. A tensão resultante do divisor vai para o pino 3 do IC 541(entrada + do comparador).no pino 2 do IC541 (- do comparador) temos uma tensão de referencia fornecida por D546 e D547.se por algum motivo a tensão retificada (do fly-back) por D548 for superior a do pino 2 (v de referencia ) o pino 1(saída do comparador) ficara com nível alto e polarizara a base de Q592(x-ray protector)e o tv entrara em stand by.

Como já deve ter percebido as proteções da placa principal atuam no Q592. os trasistores Q591 e Q592 atum no pino relay (stand-by) do micro fazendo o tv entrar em stand-by.

Bem estas foram as descrições de funcionamento dos circuitos de proteção, porem sem o esquema elétrico fica difícil entender algumas coisas mas recomendo que imprimam este documento para quando tiverem um tv destes vocês verifiquem na placa a posição dos componentes descritos isto ajudara na manutenção.

Agora vamos ver como identificar qual proteção esta sendo ativada.
Vamos considerar os seguintes sintomas:
1-tv parte e logo em seguida desliga (nem chega a aparecer imagem ou som)
2-tv desliga-se após alguns minutos de funcionamento.
A primeira coisa que devemos fazer e verificar e a proteção de falta de deflexão vertical, para isto basta acessar o modo de serviço, pois todos os tvs Sony desativa esta proteção quando entramos no modo de serviço para tanto com o tv em stand-by digite DISPLAY, CANAL 5, VOLUME + e POWER se for defeito de vertical o tv ira ligar com um traço horizontal na tela indicando defeito de vertical,verifique as alimentações do IC 561 +12V e -15V o pulso v drive no pino 27 no IC 301 etc...
Caso feito o descrito e não adiantar devemos agora definir se e proteção da fonte ou da placa principal para isto verifique o seguinte:
a)Primeiro coloque uma antena no aparelho e execute a auto programação. Se o TV se desligar durante a procura de canais verifique a proteção do circuito regulador da fonte ,comece medindo o resistor R648 de 220K que e de precisão e o capacitor C651.
b)Quando o TV desliga só conseguimos ligalo novamente se retirarmos da tomada e ligamos denovo.
c)Quando o TV desliga basta pressionai power no controle remoto para ligar novamente.
Se for o primeiro e a proteção de sobrecorrente da fonte. verifique o R650(0,47R) e R655(220K) utilize multímetro digital "nem pense utilizar aquele seu velho analógico que já esta com o ponteiro que e um gancho de tanto bater no fundo da escala". O resistor R655 de 220K e de precisão se você medir (com o digital e claro!)e der 221k por exemplo, considere-o alterado. os transistores Q641 e Q643 apresentam um defeito interessante,com o tempo alteram o seu ganho portanto devem ser substituídos.

Se for o segundo caso , e devido ao acionamento de uma das proteções da placa principal ,para descobrir qual faça o seguinte:
No momento que o tv desliga verifique se há tensão no catodo dos diodos D533 e D545.
Se tiver tensão no D533 e a proteção de sobrecorrente da placa principal que esta sendo acionada. Verifique os resistores R539(0,47R) e R541(330k). O R541 costuma abrir com freqüência.
Se tiver tensão no D545 e a proteção de sobre tensão que esta sendo acionada verifique as tensões nos pinos 1,2,3 do IC 541
1= 0.1v
2= 10.5V(tensão de referência)
3= 9,4v
A tensão no pino 3 tem que ser inferior a do pino 2.
Se tiver superior verifique os resistores R533(10K) R532(120K).
A cola que prende o resistor (aquela vermeliha) R532 com o tempo começa a dar fuga, para corrigir isto retire o resistor do lugar e raspe a cola e recoloque o resistor.
As vazes quando trocamos o fly e não colocamos o original, por pequenas diferenças de construção do fly o mesmo fornece uma tensão

 

Se não encontrar o que procura, por favor, clique aqui e pesquise . Coloque na caixa de pesquisa
modelo e defeito . È feito uma pesquisa em dezenas de sites sobre eletrônica



 



Consertos em Fornos de Microondas

Consertos em aparelhos de som antigos


Culinária

Procurando emprego ?

Automobilismo

Futebol

No tempo que fumar fazia bem a saúde !

Trabalho ou Prazer

Dengue - Saiba Tudo

Link Quebrado !
Nos avise